Nossas Atividades
As atividades da Rede IPS Brasil se concentram em três eixos:
Conferências Temáticas

Workshops Doutorais
Workshop Doutoral 2021
No segundo ano do Workshop Doutoral IPS, foram realizados até o momento dois encontros. Em 25 de março, a doutoranda da PUC-Rio Fernanda Cardoso Fonseca apresentou o trabalho "Subverter a partir das fraturas: Lélia Gonzalez e a superação da colonialidade do poder". Em 24 de junho, o doutorando Renato Borges discutiu o texto "The Power of Being and IR: national identity and identification in the genisis of the nation-state.
Mais dois encontros estão previstos para o segundo semestre de 2021.
25.03, 24.06
13.03, 15.05, 28.08, 06.11
Foram realizadas 4 sessões de Workshop Doutoral em 2020: em março (presencial), maio, agosto e novembro. Ao todo, 8 trabalhos apresentados, de doutorandos dos seguintes departamentos e universidades: IRI/PUC-Rio; PPGRI/UERJ; PPGS-USP e UFF. Os seguintes doutorandos apresentaram trabalhos: Solange Goes (UERJ), Veronica Freitas (USP), Suzana Velasco (PUC-Rio), Daniel Pedersoli (PUC-Rio), Luisa Lobato (PUC-Rio), Luisa Giannini (PUC-Rio), Vinícius Armele (PUC-Rio), Ivan de Pádua (PUC-Rio).
Workshop Doutoral 2020
Diálogos Transversais
Outras Atividades
Mesa Redonda - As novas direitas além e aquém do Estado-Nação
14 de Junho de 2021
Organizada pela Rede, a Mesa Redonda ocorreu no dia 07/12 e contou com a participação de Bárbara Motta (UFS), Paulo Chamon (IRI/PUC-Rio) e Renata Summa (IRI/PUC-Rio e IEA de Nantes). A Mesa discutiu as novas direitas partindo de discussões caras à sociologia política internacional sobre práticas de conectividade, fronteirização e formação de subjetividade que atravessam e transformam os limites analíticos do Estado-nação.
Mesa Redonda - O Papel das Redes de Pesquisa na área de Relações Internacionais
14 de Junho de 2021
Em 14/06, houve o lançamento do site da Rede IPS Brasil e a mesa redonda "O papel das redes de pesquisa no desenvolvimento do campo das RI no Brasil", com Daniel Aragão (UFBA), Aureo Toledo (UFU) e Lara Selis (UFU).
Mesa redonda - Transversality: Beyond the international and global; but then what?
19 de abril de 2021
Organizada por João Pontes Nogueira e Jef Huysmans no âmbito da EISA Section e Doing IPS, a mesa redonda reuniu os seguintes nomes: Didier Bigo (Sciences-po e King's College London), Angharad Closs Stephens (Swansea University), Jonathan Austin (Graduate Institute of International Relations Geneva), Linda Monsees (Ecole Normale Supérieure) e João Nogueira (PUC-Rio).
A mesa redonda explorou vários conceitos e abordagens adotadas pela IPS para re-imaginar as fronteiras do internacional e do global. Os conceitos abordados propõem conexões que criam heterogeneidade e se abrem para as concepções imanentes da política e do social.
Lançamento da Rede IPS Brasil
28 de outubro de 2019
Pesquisadores de diversas disciplinas e instituições se reuniram para lançar a Rede Brasileira de Sociologia Política Internacional (Rede IPS Brasil), com o objetivo de alcançar também nossos vizinhos latino-americanos. O objetivo é criar espaços comuns para seminários, apresentações e discussão de pesquisas em disciplinas como Relações Internacionais, Sociologia e Teoria Política, informadas pela linhagem crítica da IPS. Além disso, a Rede deseja estimular a interação entre pesquisas produzidas localmente em estudos internacionais com outros grupos de acadêmicos articulados transnacionalmente.
O encontro estabeleceu metas e estratégias para as atividades da Rede IPS Brasil para o ano (2020), coletando propostas e sugestões de todos os participantes. O objetivo é criar uma série de workshops doutorais que ocorrerá a cada dois meses, articular propostas de painéis conjuntos para eventos internacionais e nacionais e organizar seminários regulares para estimular o debate de questões relacionadas à agenda de pesquisa da IPS. A série de workshops doutorais começará oficialmente em março de 2020 e uma chamada de trabalhos circulará no início de janeiro.
A Rede IPS Brasil também visa conectar suas atividades à rede Doing IPS já existente, com sede no Reino Unido e em outros locais da Europa. Além disso, integraremos nosso programa à Escola de Inverno da IPS, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.
Nesta ocasião, os professores Roberto Yamato, Bruno Magalhães, Manuela Trindade Viana, Renata Summa e Francisco Matos, sob a coordenação do professor João Pontes Nogueira, discutiram as contribuições da IPS em suas pesquisas.