Nossas Atividades

As atividades da Rede IPS Brasil se concentram em três eixos:

CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS

Convidam um pesquisador especialista em algum tema específico da IPS para fazer uma apresentação para os membros da Rede e propor um debate.

WORKSHOPS DOUTORAIS

Encontros com alunos de doutorado que enviam seus papers/capítulos para serem comentados por um pesquisador convidado e para discussão de toda Rede.

DIÁLOGOS TRANSVERSAIS

Almejam criar um espaço de discussão de artigos/trabalhos dos pesquisadores associados a Rede e às instituições parceiras para fomentar a discussão no âmbito da Sociologia Internacional.

Conferências Temáticas

CONFERÊNCIA TEMÁTICA COM JEF HUYSMANS 

No dia 05 de junho de 2020, a Rede IPS Brasil organizou, como parte de suas atividades, a Conferência Temática Towards a democratic analytics of surveillance in times of covid-19: an IPS perspective, com a presença do Professor. Jef Huysmans (Queens Mary, UK).

screen-shot-2020-06-05-at-14.53.35-1-e15
 
 
ips.jpg

Workshops Doutorais

Workshop Doutoral 2021

No segundo ano do Workshop Doutoral IPS, foram realizados até o momento dois encontros. Em 25 de março, a doutoranda da PUC-Rio Fernanda Cardoso Fonseca apresentou o trabalho "Subverter a partir das fraturas: Lélia Gonzalez e a superação da colonialidade do poder". Em 24 de junho, o doutorando Renato Borges discutiu o texto "The Power of Being and IR: national identity and identification in the genisis of the nation-state. 

Mais dois encontros estão previstos para o segundo semestre de 2021.

25.03, 24.06

Workshop Doutoral 2020

13.03, 15.05, 28.08, 06.11

Foram realizadas 4 sessões de Workshop Doutoral em 2020: em março (presencial), maio, agosto e novembro. Ao todo, 8 trabalhos apresentados, de doutorandos dos seguintes departamentos e universidades: IRI/PUC-Rio; PPGRI/UERJ; PPGS-USP e UFF. Os seguintes doutorandos apresentaram trabalhos: Solange Goes (UERJ), Veronica Freitas (USP), Suzana Velasco (PUC-Rio), Daniel Pedersoli (PUC-Rio), Luisa Lobato (PUC-Rio), Luisa Giannini (PUC-Rio), Vinícius Armele (PUC-Rio), Ivan de Pádua (PUC-Rio). 

Diálogos Transversais

ARTIGO "INTERNATIONAL POLITICAL SOCIOLOGY AS A MODE OF CRITIQUE: FRACTURING TOTALITIES"

Debate do artigo publicado na Revista International Political Sociology pelos pesquisadores João P. Nogueira, coordenador da Rede, e Jef Huysman.

Image-1.jpg
 

Outras Atividades

Mesa Redonda - O Papel das Redes de Pesquisa na área de Relações Internacionais

14 de Junho de 2021

Em 14/06, houve o lançamento do site da Rede IPS Brasil e a mesa redonda "O papel das redes de pesquisa no desenvolvimento do campo das RI no Brasil", com Daniel Aragão (UFBA), Aureo Toledo (UFU) e Lara Selis (UFU).

Mesa redonda - Transversality: Beyond the international and global; but then what?

19 de abril de 2021

Organizada por João Pontes Nogueira e Jef Huysmans no âmbito da EISA Section e Doing IPS, a mesa redonda reuniu os seguintes nomes: Didier Bigo (Sciences-po e King's College London), Angharad Closs Stephens (Swansea University), Jonathan Austin (Graduate Institute of International Relations Geneva), Linda Monsees (Ecole Normale Supérieure) e João Nogueira (PUC-Rio)​. 

A mesa redonda explorou vários conceitos e abordagens adotadas pela IPS para re-imaginar as fronteiras do internacional e do global. Os conceitos abordados propõem conexões que criam heterogeneidade  e se abrem para as concepções imanentes da política e do social.

Assista à gravação do evento

 

Lançamento da Rede IPS Brasil

28 de outubro de 2019

Pesquisadores de diversas disciplinas e instituições se reuniram para lançar a Rede Brasileira de Sociologia Política Internacional (Rede IPS Brasil), com o objetivo de alcançar também nossos vizinhos latino-americanos. O objetivo é criar espaços comuns para seminários, apresentações e discussão de pesquisas em disciplinas como Relações Internacionais, Sociologia e Teoria Política, informadas pela linhagem crítica da IPS. Além disso, a Rede deseja estimular a interação entre pesquisas produzidas localmente em estudos internacionais com outros grupos de acadêmicos articulados transnacionalmente.

 

O encontro estabeleceu metas e estratégias para as atividades da Rede IPS Brasil para o ano (2020), coletando propostas e sugestões de todos os participantes. O objetivo é criar uma série de workshops doutorais que ocorrerá a cada dois meses, articular propostas de painéis conjuntos para eventos internacionais e nacionais e organizar seminários regulares para estimular o debate de questões relacionadas à agenda de pesquisa da IPS. A série de workshops doutorais começará oficialmente em março de 2020 e uma chamada de trabalhos circulará no início de janeiro.

 

A Rede IPS Brasil também visa conectar suas atividades à rede Doing IPS já existente, com sede no Reino Unido e em outros locais da Europa. Além disso, integraremos nosso programa à Escola de Inverno da IPS, que acontece anualmente no Rio de Janeiro. 

 

Nesta ocasião, os professores Roberto Yamato, Bruno Magalhães, Manuela Trindade Viana, Renata Summa e Francisco Matos, sob a coordenação do professor João Pontes Nogueira, discutiram as contribuições da IPS em suas pesquisas.