Nossas Atividades
As atividades da Rede IPS Brasil se concentram em três eixos:
Conferências Temáticas

Workshops Doutorais
Workshop de Pós-Graduação 2024
Em 2024 realizamos quatro edições do Workshop de Pós-graduação da Rede IPS Brasil. Na primeira edição, no dia 18/04, discutimos os trabalhos de Amanda Cruz (mestre pelo IRI/PUC-Rio) “Gender Resistance in the authoritarian/conservative turn” e Nickolas Sá (Doutorando no IRI/PUC-Rio) “Desejando o internacional ou: Por uma cartografia dos desejos a partir da política internacional”. Já no dia 13/06, discutimos o trabalho de Thiago Thierry (mestrando no IRI/PUC-Rio), "Redefinindo Inimigos: uma Análise Crítica dos Discursos do Norte Global sobre a pirataria”. O debate do trabalho foi realizado por Roberto Yamato (IRI/PUC Rio). No dia 26/09 contamos com a participação de Anna Clara Barros Oliveira (mestranda no PPGCPRI/UFG) e Matheus Hoffmann Pfrimer (Professor Associado, PPGCPRI/UFG) discutindo seu texto intitulado "Congregating drug trafficking and the militias in the state of Rio de Janeiro under the aegis of (in)security assemblages: an analysis of the Complex of Israel". Os comentários ao trabalho foram realizados por Mariana Janot (PUC-MG e UNIFESP). Na última edição, discutimos, primeiro, o trabalho de Dora Meireles (mestranda no PPGA IRI/PUC-Rio) intitulado "A securitização das mudanças climáticas na estrutura prático-discursiva da Índia, China e Rússia: o caso do Projeto de Resolução S/2021/990". Os comentários ao trabalho foram iniciados por Paula Sandrin (PUC-Rio). Em seguida, discusmos o capítulo de tese de Maria Thereza Dumas (doutoranda no PPGA IRI/PUC-Rio), a revisão de literatura "The Planetary as a Problem of Scale". Os comentários ao trabalho serão iniciados por Adriana Mandacaru Guerra (Johns Hopkins University).
18.04, 13.06, 26.09, 21.11
28.04, 16.06, 28.09, 16.10, 16.11
No terceiro ano do Workshop de Pós-graduação da Rede IPS Brasil foram realizados cinco encontros. Em 28 de abril, a doutoranda da Universidade de Coimbra, Luciana Martinez, apresentou o trabalho "O tempo e o colonial: uma análise do caso luso-brasileiro". Já o mestrando da UERJ, Jhonathan Edvar Mattos Mariano, apresentou o trabalho "O Sonho Chinês: O papel da cultura na afirmação do Rejuvenescimento Nacional". O segundo encontro, realizado no dia 16 de junho, contou com a apresentação do trabalho Contra-cartografando os/nos trópicos: políticas de imaginação espacial na/da Terra Indígena Yanomami" de Brunno Victor Freitas Cunha, mestrando do IRI/PUC-Rio. A terceira edição foi realizada em 28 de Setembro com os trabalhos de Erica Paula de Vasconcelos dos Santos (UFBA), "DOS NAVIOS NEGREIROS AO DESEMBARQUE EM SALVADOR-BA: ANÁLISE DA ECONOMIA ESCRAVISTA NO SISTEMA INTERNACIONAL MODERNO" e Henrique Barros (UFRGS),"Crianças Migrantes e Necropolítica: entre a jornada pela sobrevivência e a política de tolerância zero de Donald Trump (2017-2021)". A quarta edição, realizada em 16 de Outubro, foi composta pelos trabalhos "A crise da democracia no regime da informação: a racionalidade neoliberal observada a partir dos casos Brexit e Bolsonaro" de Laura Ortellado (UFSC) e "Os sentidos internos da crise internacional: uma análise bourdieusiana das publicações da Foreign Affairs durante o governo Trump (2017-2021)" de Gabriel Garcia (Unicamp). O quinto Workshop, enfim, foi realizado no dia 16 de Novembro, contou com a as apresentações do trabalho "Securitização da migração e as vidas que merecem ser vividas em Butler: uma análise sobre o caso dos venezuelanos no Peru" de Mariana Almeida Silveira Corrêa (USP).
Workshop de Pós-Graduação 2023
Workshop Doutoral
2021
25.03, 24.06
No segundo ano do Workshop Doutoral IPS, foram realizados até o momento dois encontros. Em 25 de março, a doutoranda da PUC-Rio Fernanda Cardoso Fonseca apresentou o trabalho "Subverter a partir das fraturas: Lélia Gonzalez e a superação da colonialidade do poder". Em 24 de junho, o doutorando Renato Borges discutiu o texto "The Power of Being and IR: national identity and identification in the genisis of the nation-state.
Workshop Doutoral
2020
13.03, 15.05, 28.08, 06.11
Foram realizadas 4 sessões de Workshop Doutoral em 2020: em março (presencial), maio, agosto e novembro. Ao todo, 8 trabalhos apresentados, de doutorandos dos seguintes departamentos e universidades: IRI/PUC-Rio; PPGRI/UERJ; PPGS-USP e UFF. Os seguintes doutorandos apresentaram trabalhos: Solange Goes (UERJ), Veronica Freitas (USP), Suzana Velasco (PUC-Rio), Daniel Pedersoli (PUC-Rio), Luisa Lobato (PUC-Rio), Luisa Giannini (PUC-Rio), Vinícius Armele (PUC-Rio), Ivan de Pádua (PUC-Rio).
Diálogos Transversais
Outras Atividades
Seminário - Relações Internacionais nas Entrelinhas: Trajetórias a partir da Sociologia Política Internacional
14 de novembro de 2023
Seminário "Relações Internacionais nas Entrelinhas: Trajetórias a partir da Sociologia Política Internacional" organizado com a UERJ, UFRJ e UFBA. O evento contou com João Nogueira (PUC-Rio), Victor Lage (UFBA), Roberto Yamato (PUC-Rio), Jana Tabak (UERJ), Francine Rossone (PUC-Rio), Francisco Matos (PUC-Rio), Flavia Guerra (UFRJ) e Pedro Bocayuva (UFRJ)
Minicurso - Introdução à pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI)
10 de julho de 2023
O minicurso "Introdução à pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI)" foi ministrado por Francisco Matos, Francine Rossone e Renata Summa no 9º encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). O minicurso introduziu a agenda de pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI) e de seus fundamentos. As atividades foram estruturadas em torno da apresentação de exemplos concretos de análises transdisciplinares focadas em processos, práticas e relações históricas, políticas e sociológicas. Foram abordadas também as críticas às fronteiras e limites do internacional e os desafios teórico-metodológicos que emergem para o campo das RI a partir destas problematizações.
Mesa Redonda - As novas direitas além e aquém do Estado-Nação
7 de dezembro de 2023
Organizada pela Rede, a Mesa Redonda ocorreu no dia 07/12 e contou com a participação de Bárbara Motta (UFS), Paulo Chamon (IRI/PUC-Rio) e Renata Summa (IRI/PUC-Rio e IEA de Nantes). A Mesa discutiu as novas direitas partindo de discussões caras à sociologia política internacional sobre práticas de conectividade, fronteirização e formação de subjetividade que atravessam e transformam os limites analíticos do Estado-nação.
Mesa redonda - Transversality: Beyond the international and global; but then what?
19 de abril de 2021
Organizada por João Pontes Nogueira e Jef Huysmans no âmbito da EISA Section e Doing IPS, a mesa redonda reuniu os seguintes nomes: Didier Bigo (Sciences-po e King's College London), Angharad Closs Stephens (Swansea University), Jonathan Austin (Graduate Institute of International Relations Geneva), Linda Monsees (Ecole Normale Supérieure) e João Nogueira (PUC-Rio).
A mesa redonda explorou vários conceitos e abordagens adotadas pela IPS para re-imaginar as fronteiras do internacional e do global. Os conceitos abordados propõem conexões que criam heterogeneidade e se abrem para as concepções imanentes da política e do social.
Painel - A Sociologia Política Internacional com e contra a Teoria Internacional
25 de julho de 2023
Painel organizado no 9º encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Foram apresentados os trabalhos: Diante do “e” do mundo: desconstrução e o suplemento internacional, de Roberto Vilchez Yamato (IRI/PUC-Rio); "E eu não sou (o/um) Internacional?”: questões e deslocamentos dos feminismos subalternos de Lara Martim Rodrigues Sélis (UFU); A teorização de trajetórias e configurações espaço-temporais coletivas com e para além do internacional de Francine Rossone De Paula (IRI/PUC-Rio); e Pensando o internacional a partir da transversalidade de João Franklin Abelardo Pontes Nogueira (IRI/PUC-Rio). A mediação e debate foram realizados por Paulo Henrique de Oliveira Chamon (IRI/PUC-Rio).
Simpósio - Transversalising the social and political: writing time; making space
14 de abril de 2023
O Simpósio "Transversalising the social and political: writing time; making space", co-organizado com a Doing IPS foi realizado na Queen Mary University of London em coorganização com a Rede Doing IPS. O evento contou com a participação dos membros da Rede, João Nogueira, Renata Summa e Paulo Chamon. Além disso participaram também do evento Jef Huysmans, Hannah Owens, Mirko Palestrino, Angharad Closs Stephens, Lydia Cole, Meena Masood, Tasniem Anwar, Ritu Vij e Italo Brandimarte
Mesa Redonda - O Papel das Redes de Pesquisa na área de Relações Internacionais
14 de Junho de 2021
Em 14/06, houve o lançamento do site da Rede IPS Brasil e a mesa redonda "O papel das redes de pesquisa no desenvolvimento do campo das RI no Brasil", com Daniel Aragão (UFBA), Aureo Toledo (UFU) e Lara Selis (UFU).
Lançamento da Rede IPS Brasil
28 de outubro de 2019
Pesquisadores de diversas disciplinas e instituições se reuniram para lançar a Rede Brasileira de Sociologia Política Internacional (Rede IPS Brasil), com o objetivo de alcançar também nossos vizinhos latino-americanos. O objetivo é criar espaços comuns para seminários, apresentações e discussão de pesquisas em disciplinas como Relações Internacionais, Sociologia e Teoria Política, informadas pela linhagem crítica da IPS. Além disso, a Rede deseja estimular a interação entre pesquisas produzidas localmente em estudos internacionais com outros grupos de acadêmicos articulados transnacionalmente.
O encontro estabeleceu metas e estratégias para as atividades da Rede IPS Brasil para o ano (2020), coletando propostas e sugestões de todos os participantes. O objetivo é criar uma série de workshops doutorais que ocorrerá a cada dois meses, articular propostas de painéis conjuntos para eventos internacionais e nacionais e organizar seminários regulares para estimular o debate de questões relacionadas à agenda de pesquisa da IPS. A série de workshops doutorais começará oficialmente em março de 2020 e uma chamada de trabalhos circulará no início de janeiro.
A Rede IPS Brasil também visa conectar suas atividades à rede Doing IPS já existente, com sede no Reino Unido e em outros locais da Europa. Além disso, integraremos nosso programa à Escola de Inverno da IPS, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.
Nesta ocasião, os professores Roberto Yamato, Bruno Magalhães, Manuela Trindade Viana, Renata Summa e Francisco Matos, sob a coordenação do professor João Pontes Nogueira, discutiram as contribuições da IPS em suas pesquisas.